NOTA: 5.0

Nunca gostei muito do gênero “guerra” pra filmes. Mas esse me surpreendeu. Primeiro: eu pensava que seria uma animação bem tosca por causa da idade; segundo: eu simplesmente achava que o filme seria bem chato. Ainda bem que estava errado. Vai aí minha nota máxima pra ele.

Sinopse:

Grave of the Fireflies é um filme de 1988 que narra a história de dois órfãos que tentam sobreviver durante a Segunda Guerra Mundial.

O garoto Seita e sua irmã Setsuko fogem para um abrigo durante um ataque aéreo. Em seguida Seita descobre que sua mãe morreu no ataque. Agora ele se vê na responsabilidade de cuidar de Setsuko até acabar a guerra. Inicialmente eles se hospedam na casa de uma tia e depois vão morar sozinhos num abrigo. Onde têm que enfrentar o medo, a fome e a ausência dos pais.

Análise:

Apesar de ser de 1988 o filme é muito bom. Possui uma boa animação e uma história muito comovente.

Quando se fala de um filme em desenho com mais de vinte anos normalmente pensa-se numa animação bem mediana. Porém não é o caso de Grave of the Fireflies, ele possui uma animação surpreendentemente boa e ótima para as condições da época. (É verdade que as versões disponíveis hoje em dia são remasterizadas, mas não tira o mérito. Se fosse um filme qualquer, mesmo se fosse remasterizado continuaria sendo ruim). Aliás, o desenho possui um traço bem original da Ghibli, conceituando esse estúdio que marca época.

O filme conta um momento histórico de guerra no Japão, mas o foco é mostrar o drama de Seita e Setsuko. Não são muitas cenas de bombardeio, a maior parte do tempo é voltada para os dois irmãos. Conforme o filme vai passando a história vai ficando mais trágica. Algumas pessoas poderiam pensar nisso como um ponto negativo, mas não é. A intensificação do drama de Seita e Setsuko comove gradualmente a quem assiste, deixando o filme mais intrigante e envolvente. As cenas de sofrimento dos dois realmente comove.

O filme é muito bem feito e tem uma história muito marcante. É um nome obrigatório para todos aqueles que gostam de um bom drama.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s