NOTA: 4.0

Imagine um belo campus, com pátios, quadras, piscinas… O melhor a fazer é aproveitar! Aproveitar até desaparecer?

Sinopse:

A história se passa num campus que serve de abrigo pra jovens que sofreram muito durante as suas vidas. A temática é budista, portanto crê na reencarnação. Então a idéia é a seguinte: O jovem tem uma vida muito sofrida, morre e cai nesse lugar. Ele se acostuma com a rotina do campus, passa um tempinho feliz lá e de repente some. Volta pra vida do mundo real. Ele pode desaparecer ao se adaptar com a rotina do campus ou ao se esquecer dos ressentimentos que trazia consigo.

Não gostando nada da idéia de desaparecer Yuri Nakamura cria um grupo de rebelião chamado Shinda Sekai Sensen (SSS). Todos que aderem a esse grupo afirmam o compromisso de não desaparecerem e lutarem contra a Angel (Kanade Tachibana). Yuri afirma que a Angel é uma agente do sistema que trabalha a favor do desaparecimento das pessoas. Yuzuru Otonashi entra nesse grupo, só que ele vai percebendo que a Angel não é inimiga. Ele se aproxima dela e nota que estava certo, ela acaba se tornando um membro da equipe.

O anime é cômico e dramático. O humor está nas cenas que acontecem no campus e na sala de aula. Ele explora muito a não possibilidade de morrer. Se uma pessoa sofria um ferimento fatal ela ficava “morta” por um tempo, mas depois se recuperava. Então o tempo todo tem gente morrendo e revivendo. Pode soar macabro, mas em alguns momentos fica engraçado. Por exemplo: Tem um episodio que a missão da SSS era zerar as provas da Angel. O plano era o seguinte: Quando os alunos passavam as provas pra frente, um integrante do grupo se aproveitava do momento pra trocar a sua prova com a da Angel. Só que ninguém poderia notar, então, pra despistar, Yuri ativava um foguete que lançava outro integrante da SSS pelos ares. Esse e outros casos parecidos deixam o anime bem cômico.

O drama se desenvolve na história dos personagens, cada um com o seu ressentimento.

A história de Yuri é a mais cruel. Quando ela era criança sua casa foi assaltada por ladrões. Ela era a mais velha de seus três irmãos e os ladrões acreditavam que ela sabia onde estava o cofre da família. Eles deram um tempo pra Yuri encontrar o dinheiro, se o tempo se esgotasse seus irmãos morreriam. Ela não encontra o dinheiro e seus irmãos são assassinados. Depois de morrer Yuri fundou a SSS porque não queria se esquecer desse fato. Ela queria promover uma rebelião contra Deus.

Yuzuru chega no campus sem se lembrar de sua vida. À medida que o anime passa a sua memória vai se retornando. Em vida ele tinha uma irmã hospitalizada que acabou morrendo. Brotou nele um sentimento de incapacidade de ajudar alguém, então resolveu se tornar médico pra ver se consegue ajudar alguma pessoa. Durante os últimos anos de faculdade ele sofre um acidente. Yuzuru fica preso dentro de um túnel de trem com os demais passageiros. Utilizando-se de suas habilidades médicas ele cuida dos feridos, mas morre momentos antes do resgate chegar. Ele morre achando que nunca foi capaz de realmente ajudar alguém.

Angel é uma garota misteriosa que possui algumas técnicas especiais de luta. O que faz dela uma pessoa suspeita e cria constantes confrontos com a SSS. Depois descobre-se que ela é uma simples garota que quer consolar as pessoas. Mais pra frente vemos uma ligação muito forte que existe entre ela e Yuzuro.

Tem também a história de personagens secundários como a da Yui (uma garota que era tetraplégica), Iwasawa (uma garota que adora alegrar as pessoas com a sua música) e a do Hideki Hinata (um garoto que falhou ao tentar pegar uma bola de baseball).

Análise:

Inicialmente o anime pode parecer confuso. Até você entender o contexto, o cenário e o que se passa nele demora. Mas quando capta a idéia você vê que tudo faz sentido. Curiosamente eu gostei muito mais do anime quando eu assisti pela segunda vez.

Já nos primeiros episódios os membros da SSS são colocados numa situação bem complicada e legal de se ver. Eles têm que chegar num fábrica que fica no subsolo, o problema é que o caminho está cheio de armadilhas. No final só restaram Yuzuru e Yuri, sempre alguém “morria” numa armadilha. Acontecem outros casos parecidos com esse deixando o anime bem interessante.

O anime é uma miscelânea de comédia com drama. Em alguns momentos você vai rir e em outros você vai ficar intrigado. A comédia acontece em vários locais espalhados pelo campus. Numa partida de baseball, na sala de aula, num rio em que eles pescam um peixe monstruoso… Tudo isso pra deixar a história mais divertida.

O clima dramático durante o anime não é tão forte, mas o drama do último episódio supera a dose. Depois de vê-lo fiquei muito irritado, não é porque é ruim, mas pelo contrário, é muito bom.

Enfim, é um anime de qualidade, legal de se assistir e deve ser visto até o final!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s