NOTA: 5.0

Dizem que homem não chora e pra manter a fama de durão eu não choro mesmo (ainda que doa no fundo da alma!). Mas depois de ver Clannad After Story eu tenho que ser muito homem pra admitir que eu chorei!

Sinopse:

O anime continua com o mesmo estilo da temporada passada. Narra a história principal de Tomoya de Nagisa e ao mesmo tempo histórias paralelas.

A primeira história paralela é a do Youhei Sunohara e sua irmã, Mei Sunohara. Ela tem saudade do tempo que o seu irmão a protegia. Agora, ele nem liga pra ela. Tomoya e Nagisa acham que ele está precisando de uma namorada pra se incentivar e a mãe de Nagisa aceita esse papel. Youhei acha que ela é a irmã mais velha da Nagisa e se empolga muito com o “namoro”. Enfim, nesse rolo todo tem cenas muito engraçadas e boas brigas, principalmente entre Tomoya e Sunohara.

A segunda história é a da Misae Sagara e Katsuki Shima. O anime volta para o passado, no tempo em que Misae ainda estava no colegial e conhece Shima. Ele, por algum motivo, persegue Misae e no final vemos que a história tem conexão com o gato de Misae. É uma das histórias comuns da Key, em que um animal em forma de pessoa, ou vice-versa, tem alguma missão pra cumprir.

A terceira história é a da Yukine Miyazawa. Ela ficava na biblioteca cozinhando e dando assistência médica para os gangsteres que apareciam por lá (!). Seu irmão, Kazuto, é líder de uma gangue e teve que ficar hospitalizado depois de uma briga. A confusão começa quando Sunohara se auto nomeia Kazuto.

A quarta história é a do Yusuke Yoshino. Ele fala pra Tomoya sobre a sua vida de astro do rock. Como que ele começou a sua carreira e o porquê de ter terminado.

E finalmente a história principal, a do Tomoya e Nagisa. Ela narra todos os acontecimentos após o inicio do namoro: A conclusão do ensino médio e a doença de Nagisa. O primeiro emprego do Tomoya, trabalhando na padaria da família Furukawa, e o seu segundo emprego, trabalhando na mesma empresa de Yusuke. O casamento dos dois e os acontecimentos posteriores ao mesmo.

Análise:

Clannad e Clannad After Story são duas temporadas, mas que fazem parte do mesmo anime. Então a pergunta é: Qual é o motivo da nota de um ser 4 e a nota de outro ser 5?

Bem, eu imagino que se o anime fosse metade do que ele é, ou seja, terminasse lá pelo episódio 12 ou 13, eu o consideraria muito bom, assim como a temporada anterior. Manteve o mesmo estilo, com histórias bem legais e engraçadas. No entanto, o anime só passa a ser excelente desse ponto em diante, a partir do momento em que ele foca na história de Tomoya e Nagisa. Ela se desenvolve pra culminar num ponto bem forte, um drama muito bom envolvendo principalmente o Tomoya.

Em Clannad nós conhecemos os personagens e até nos familiarizamos com eles. Acostumamos com o clima agradável da série e, apesar das dificuldades, sempre os vemos atingindo os seus objetivos. O After Story continua no mesmo ritmo, mesmo com muitos problemas Tomoya e Nagisa conseguem prosseguir e até se casam. O que nunca se esperava era o caminho trágico que a história iria seguir desse ponto em diante. É realmente um drama muito bom. E, na minha opinião, o ponto mais forte não é sobre o relacionamento de Tomoya e Nagisa, mas sim de Tomoya e seu pai. A primeira temporada terminou sem concluir essa história, Tomoya ainda tinha muito rancor de seu pai e esse sentimento vai se intensificando na segunda temporada. Clannad After Story resolve esse problema de forma magnífica, é muito bom mesmo!

Não dá pra escrever mais, estou fazendo o máximo pra analisar o anime sem dar spoiler. Se você assistiu só a Clannad, posso garantir que a qualidade continua a mesma. Com uma narração muito boa e uma trilha sonora emocionante, que te jogam pra dentro do anime. No entanto, o que o Clannad After Story tem de melhor é destino trágico dos acontecimentos. (Acredite ou não, termina num final feliz) – Spoiler.

Anúncios

Uma resposta »

  1. Alec disse:

    Pq será que em todo anime do gênero o protagonista sempre tem um amigo forever alone? rsss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s