NOTA: 3.0

Para liderar uma equipe de basebol é preciso ordem, disciplina, competência, e, no caso, um livro de gestão empresarial.

Sinopse: 

Minami Kawashima, apesar de não gostar de basebol, começou a treinar a equipe de basebol do seu colégio. Ela estava querendo ajudar a sua amiga, Yuuki Miyata, que era treinadora do time, mas teve que se afastar por causa da sua doença.

O grande destaque do anime vai pro livro do famoso empresário Peter Drucker, Management. Minami encontrou esse livro por um acaso e passou a usá-lo no treinamento da equipe. Ela aplica vários conceitos da gestão empresarial no campo de basebol e dessa maneira foi progredindo e alcançando o sucesso. Houve mudanças no modo de treinar do time, a comunicação do time foi melhorada, fizeram entrevistas para novos jogadores e até investiram no marketing.

O grande alvo do time era chegar nas nacionais, para isso era necessário vencer um torneio das escolas da região. A primeira parte do anime mostra a preparação e a segunda parte o torneio. Nela da pra ver sendo posto em prática tudo o que a Minami ensinou com o Management.

Análise:

O melhor dos anime de esporte é poder ver a evolução do time e a sua superação ao alcançar alvos que antes eram impossíveis. Inicialmente, o time de Minami não era grande coisa. Eles nunca imaginavam chegar nas quartas de final, mas ela entrou lá com uma idéia maluca e conseguiu ótimos resultados. Desde o início a Minami trazia algo inovador pro time, algo que ela simplesmente leu no dia anterior e a frase saltou do livro de Peter Drucker. O seu método funcionava e o time melhorou muito desde então. O sonho de chegar às nacionais estava bem mais próximo da realidade. Esse progresso é um ponto forte do anime, deixando a quem assiste motivado para não perder o próximo episódio.

Pra quem gosta de esportes é uma anime que vale muito a pena ver. Os treinamentos são bem interessantes e as partidas são os melhores momentos do anime. Cada jogo é diferente, pra cada adversário é necessário uma tática diferente. Mas todas seguindo a filosofia do treinador, nada de bunt! A sensação parece a mesma de estar no estádio torcendo pelo time!

No geral o anime é bom, não é uma superprodução, mas vale a pena assistir. Claro que também tem os seus pontos negativos. No caso, eu achei o final muito melodramático, sem sintonia com o resto do anime. Até que ele seria interessante no papel, mas não gostei como foi mostrado. Bem, talvez você goste, mas o importante mesmo é curtir o dia a dia de uma equipe liderada por uma garota que usa métodos nada convencionais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s